sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A mulher cristã e a maquiagem!

       
         As mulheres cristãs são constantemente julgadas quando o assunto é maquiagem. Sempre que começamos a falar desse assunto, surgem cristãos que acreditam ser pecado a mulher se maquiar, se arrumar. Mas também a outros mais liberais, que acreditam que é escolha de cada um.
         Aos cristãos e cristãs que acreditam que se maquiar é errado, que afirmar que se maquiar na bíblia é referido a uma coisa ruim, estou eu aqui para mudar a opinião de vocês. Se enfeitar, maquiar na bíblia nem sempre é associado a coisas ruins, como em Ezequiel 16.8:14, onde a noiva de Deus é citada toda enfeitada, bonita. Em Apocalipse também podemos ver que a noiva é escrita como alguém que está ataviada, com tecidos finos, braceletes, joias.
         O enfeite na Bíblia não está sempre associado a coisas ruins, pelo contrário, mostra uma pessoa com amor próprio, que reconhece quem ela é perante o Deus do universo, uma pessoa que se cuida, se arruma, pois ela é a noiva de Deus. E a noiva quem é mais do que eu e você?
        Não dá para criar doutrinas em cima do que não está claro na Bíblia. Se é pecado se arrumar, se cuidar, porque os homens fazem a barba? Afinal, se é para ficar ao natural, porque não deixam a barba crescer? Ou então, aos irmãos que usam terno e gravata, para que usar a gravata? Afinal, ela não tem finalidade nenhuma, está ali para enfeite, o mesmo motivo de usarmos maquiagem, pra nos enfeitar.
       Para mim, esse preconceito da mulher se arrumar, se enfeitar vem lá da Idade Média, onde, naqueles tempos, as mulheres bonitas atraiam os padres, pastores, homens dedicados a trabalhos religiosos e ao cair em tentação, eles declaravam em praça pública que elas eram bruxas, que a beleza delas os enfeitiçavam para que caíssem em pecado. Assim, uma mulher que queria se preservar, não ser vista como aquelas mulheres, não se cuidava. Elas eram muito "direitas, simples" para então não atraírem os homens para a tentação. Aquelas mulheres não tinham culpa de serem bonitas, de se arrumarem, afinal, eram os homens que caiam em tentação.
       Estar bem arrumado é uma maneira de evangelizar, de falar de Deus, porque ninguém gosta de estar ao lado de gente feia, mal vestida. E se nós, cristãos, afirmamos que com Deus somos felizes, como mostraremos isso se estamos vestidos e arrumados de qualquer jeito?
        Lá em Romanos, Paulo se refere a algumas pessoas que brigavam pelo jejum, num texto muito interessante: "Você, que acha que é certo fazer, vá e faça! Você, que não acha certo fazer, não faça!" Não é preciso condenar uma pessoa se ela tem uma concepção sobre algo diferente da sua.
        Nós cristãos devemos ser modestos, mas modéstia cristã vai muito além de não usar maquiagem, porque a vaidade pode estar muito mais profunda em nossos corações e se mostrar em outros aspectos, como no orgulho. Muitas pessoas se acham mais santas que os outros, acham que por estarem no meio do ministério cristão já têm um lugar reservado no céu. Além de hipocrisia, isso pode ser um grande risco de salvação porque enquanto o rosto pintado, a unha pintada podem ser vistos, o coração endurecido, cheio de orgulho fica escondido em baixo de uma capa de santidade.
         Então você, mulher, menina cristã, se arrume, se cuide. Mostre ao mundo como você é feliz e linda tendo Deus em sua vida. Mostre a todos que nós, noivas de Deus, estamos lhe esperando como ele descreveu, bonitas, arrumadas. Mostre ao mundo que você tem amor próprio e se valoriza.

Todo esse texto foi baseado no seguinte vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário