domingo, 25 de janeiro de 2015

11 dicas para enfrentar e vencer as tentações sexuais no namoro cristão.

          Não podemos deixar de falar que Deus criou uma forte atração entre o homem e a mulher. O sexo que era pra ser um presente de Deus para os casais casados tornou-se algo comum entre jovens. O pecado invadiu o real sentido do sexo e contaminou ele, fez com que ele nos afastasse de Deus. Eu por começar a namorar muito jovem (com 14 anos, quase 15!) passei por muitas dificuldades. Mas eu posso dizer a vocês, é possível vencer as tentações! E por isso hoje gostaria de compartilhar com vocês 11 dicas para enfrentar e vencer as tentações que normalmente ocorrem no namoro cristão.

#1: Conheça seu corpo e sua sexualidade. Saiba como você funciona. 

Com o avanço da tecnologia e da ciência sabemos bem mais sobre nosso corpo e do funcionamento dele. Devemos entender que temos nossos limites e nosso corpo também. A sociedade prega o uso do sexo do jeito que o instinto bem entender. Já Deus fez o sexo para ser usado de forma correta (estabelecida por Ele) dentro do tempo certo, que é o casamento. Tenha isso sempre em mente dentro de seu namoro cristão. Busque se conhecer melhor para que saiba lidar melhor com você mesmo. Esse é um ponto chave para vencer as tentações.

#2: Aprenda que seus hormônios não são crentes.

Muitas pessoas acreditam tanto que podem controlar suas vontades assim ó, quando quiser. Só uma coisa... Seus hormônios não são crentes! Eles agirão de acordo com o que foram programados e, se estimulados no momento errado, farão a parte deles, seja o momento certo para isso ou não. Os hormônios não brincam em serviço, pois não sabem se o estimulo que estão recebendo vem de um casal casado ou não. Por isso, nunca brinque com seus hormônios, porque eles não brincam com você. Eles foram colocados no corpo para uma determinada função, mas podem te ajudar a desagradar a Deus se você não saber como agir.

#3: Faça uma aliança com seu namorado (a) para glorificarem a Deus juntos.

Quando Deus faz parte do namoro o namoro é diferenciado. Há quem diga que ficar falando sobre Deus no namoro é meio “brochante”. Discordo plenamente! Quando Deus é o centro do relacionamento, o relacionamento tende a avançar para o sucesso. Mas como Deus pode fazer parte do meu relacionamento? Quando o casal “convida” o Senhor para estar presente em TODOS os momentos. Sim, inclusive naquele momento em que vocês estão se beijando, Deus quer estar com nós a todo momento. Lembre-se que Deus sabe de tudo e vê tudo, não adianta ignorá-Lo! Faça uma aliança com seu parceiro para sempre buscarem glorificar a Deus nos atos que fizerem no namoro. Isso fará muita diferença para o namoro de vocês.

#4: Ficar muito tempo a sós é uma brecha para a tentação vir!
Todo casal de namorados não vê a hora de chegar aquele momento em que ficam sozinhos para poderem ter um papo mais “íntimo”. Cuidado com esses momentos! Estender demais os momentos a sós é brincar com os hormônios e se expor demais a uma atração que, por natureza, é muito forte. Busquem ter seus momentos a sós, mas que não sejam em lugares que contribuam para que a tentação venha, mas em lugares onde vocês não consigam ou fiquem impedidos de ultrapassar o ponto e cometer exageros. Prefira, por exemplo, ter um momento a sós em um shopping movimentado do que dentro do quarto de vocês.

#5: Saiam mais em grupo do que sozinhos. 

Uma excelente estratégia para vencer tentações é estar a maior parte do tempo do namoro acompanhados de grupos. Isso fará com que o casal não fique “focado demais” em namorar e gaste mais energia em atividades que façam o casal crescer em seu relacionamento pessoal e social. Quando se fica muito tempo a sós é evidente que chegará o momento em que os hormônios (que não são crentes) só farão aparecer na mente de vocês cinco palavras: sexo, sexo, sexo, sexo, sexo! Já, estando em grupo, sua mente ficará mais relaxada e conseguirá lidar melhor com as tentações que aparecerem, pois elas terão um peso e uma pressão menor.

#6: Cuidado com as conversas sobre assuntos “quentes”. 

Os nossos hormônios são ativados de muitas formas. Os homens, por exemplo, “esquentam” muito rápido. Isso significa que até mesmo uma conversa mais “quente” pode desencadear no homem uma excitação muito forte e, em alguns casos, quase incontrolável. Por isso, é preciso maneirar nos assuntos quentes. Eles acabarão surgindo no relacionamento naturalmente, mas devem ser tratados com sabedoria. Se estiverem sentido a necessidade de conversarem sobre algo mais “quente”, que desperta em vocês certas vontades, procurem um lugar que impeça que a excitação ganhe peso. Por exemplo, conversar sobre sexo em uma praça pública será muito mais produtivo ao casal cristão do que conversar sobre sexo sozinhos no quarto da namorada. Use sua inteligência em favor daquilo que agrada a Deus.

#7: Quando a coisa começar a esquentar muito, ore.

No meu namoro eu percebi que em algumas épocas não era muito fácil controlar as vontades. Alguns dizem que tem questões químicas envolvidas como, por exemplo, quando a mulher está em seu período fértil. O certo é que todo casal passará por esses momentos em que parece que não vão aguentar, que os hormônios parecem tomar as rédeas e dizer: nós comandamos agora. Mas o que fazer? Não vejo outra forma de acalmar tudo isso senão a oração. A oração nos conecta Àquele que é mais poderoso que nossos hormônios. Ele tem o poder de nos fortalecer para que passemos por esses momentos vitoriosos. Sempre tenha em mente que quando estiver casado, de acordo com a vontade do Senhor, poderá aproveitar todo essa química no sentido mais pleno da palavra. Enquanto não chegar esse dia, ore a Deus e acalme essa vontade. Se for preciso se afaste um pouco dela (e) para se recuperar e ter forças para vencer. Afinal, temos vontade de fazer tantas coisas na vida e nem todas elas satisfazemos na hora que queremos, não é verdade? Quando eu e meu namorado começamos a orar as coisas começaram a ficar mais fáceis.

#8: Devagar com as carícias e cuidado onde põe a mão. 

Somos todos seres físicos, adoramos o contato. No namoro não é diferente. O contato com quem amamos parece abrir uma porta gigantesca de sensações deliciosas que adoramos sentir. No namoro, porém, precisamos limitar um pouco essas carícias. Principalmente em que lugares do corpo colocamos as mãos. Todos sabem que existem áreas de nosso corpo chamadas de zonas erógenas. São locais que disparam estímulos muito fortes ao cérebro que culminam em forte excitação. Por exemplo, se você ficar beijando essa zonas em sua namorada, a excitara demais, e ela também começará a te excitar e tudo vira uma bola de neve descendo ladeira abaixo, incontrolável. Por isso, estude um pouco sobre esse tema e vá devagar com as carícias. Se o objetivo dos dois é manter um namoro santo, por que provocar seu parceiro e faze-lo ter uma sensação incontrolável? Se as carícias começarem, vocês estarão a um passo de errar mais ainda.

#9: Cuide das roupas que usa. 

Sabemos que as roupas passam mensagens. Isso é fato. Se você for trabalhar de bermuda e chinelo, normalmente passará uma mensagem negativa a seu chefe, que espera outra postura de você. Dentro do namoro o casal deve ter especial cuidado com suas roupas. Isso não significa que as garotas não pode ficar bonita para o rapaz, com uma roupa legal. Significa que deve haver critérios no uso das vestimentas, principalmente por parte das moças, já que os homens são muito mais da visão. Isso significa que se você vai sair com seu namorado e coloca uma minissaia, além de constrangê-lo e dar um péssimo testemunho cristão, irá trazer um problema a ele, pois ele terá muita dificuldade para não ficar olhando para você toda hora. Em outras palavras, você irá acender o pavio da dinamite dos hormônios dele e isso não será bom para o relacionamento de vocês. Ele irá sofrer, pois sabe a vontade de Deus e sabe que seus hormônios não são crentes. Guarde essas “surpresas” que quer mostrar a ele para o momento certo onde você poderá acender o pavio e deixar explodir sem problemas. :)

#10: Os beijos terão de diminuir.

A vontade de ter uma relação sexual no casal normalmente começa com os beijos. Assim que começam a se beijar, hormônios e mais hormônios são produzidos, fazendo com que vocês sintam mais desejo ainda um pelo outro. Eu passei por isso no meu namoro e tenho que dizer, nunca vai acabar! O desejo sempre vai estar ali, esperando uma brecha para aparecer. A solução que eu e meu namorado achamos foi diminuir os beijos. Vocês devem estar pensando: "Qual a graça de namorar se eu não poder beijar?" Você ainda vai poder, mas serão poucas vezes e beijos mais curtos. A vontade de virá, mas vocês terão de escolher se vocês querem ter um namoro santo ou não.

#11: Pare de pensar só “naquilo”.

Alguns casais de namorados pensam em sexo 24 horas por dia. Isso é ruim. É normal pensar em sexo, faz parte de nós, mas pensar só em sexo pode indicar que o caminho que está sendo percorrido no namoro pelo casal está equivocado. Revejam isso. Talvez vocês estejam sensualizando demais a relação. Isso pode ser uma grande porta aberta para cair em tentação. Procurem pensar em outras coisas que também são importantes: guardar dinheiro para o casamento, comprar casa, fazer os planejamentos, organizar seus sonhos, etc. Tudo isso ajuda a dissipar um pouco toda essa tentação na área sexual.

E VOCÊ, TEM ALGUMA DICA PARA ENFRENTAR AS TENTAÇÕES DO NAMORO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário